Publicado em: 13.02.2015
O estilo de vida compreende o seu comportamento em relação a sociedade e a natureza. É expresso pelos hábitos do seu dia-a-dia. De uma maneira mais ampla, é a sua forma de vivencia com o meio ambiente. A Medicina do Estilo de Vida estuda todos os hábitos de vida e as consequências em relação a saúde ou a doença
Os hábitos de vida de cada pessoa é de grande relevância para a manutenção da saúde. Nesse sentido, escolhas adequadas de hábitos de vida ajudam as pessoas a adotarem comportamentos que melhoram a saúde e a qualidade de vida. Nesse sentido, quanto mais saudável for o seu estilo de vida menor a possibilidade de ficar doente.
Alguns padrões sociais de estilo de vida inadequados contribuem para aumentar os fatores de risco envolvidos nas lesões e doenças do nosso organismo. Por exemplo, o sedentarismo pode levar a osteoporose, por outro lado, indivíduos que têm hábitos de dirigir de forma violenta pode causar acidentes e lesões orgânicas aumentando a mortalidade. Além disso, o hábito de consumo excessivo de alimentos, contribui para o aumento da obesidade e outras doenças.
Saborear uma refeição é muito bom, mas se você não presta atenção ao que você come pode levar a doenças. As escolhas que você faz todos os dias tem impacto na sua saúde. O que você come, o tipo de atividade física que pratica, como suporta as emoções e o estresse, são importantes aspectos que podem direcionar a sua vida para a saúde ou a doença.
A mudança para hábitos mais saudáveis ajuda no tratamento específico de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, osteoporose, doença coronária, obesidade, síndrome de resistência insulínica e câncer. Muitas vezes essa mudança pode levar a redução ou mesmo a parada do uso de medicações.
Como exemplos de intervenção no estilo de vida podemos citar: eliminação do uso de tabaco, consumo de alimentos saudáveis, aumento da atividade física, uso moderado do álcool, sono adequado e o bem estar emocional.
O nosso objetivo no portal www.nutrobrasil.com.br é te ajudar a praticar um estilo de vida saudável, para reduzir a possibilidade de ficar doente e aumentar a expectativa de vida. Essas orientações incluem conhecimentos dos efeitos saudáveis da alimentação e dos exercícios, além de uma abordagem holística dos aspectos social, mental e espiritual.
Dr. José Alexandre Portinho