Publicado em: 13.02.2015
Sabemos que a alimentação é fundamental para a sobrevivência, mas a Gastronomia tem na sua essência, a arte de cozinhar para proporcionar o prazer de comer. A Gastronomia abrange desde a culinária e as bebidas, até os aspectos culturais associados a alimentação em geral.
No passado ninguém se preocupava em reduzir sal, açucares e gorduras saturadas e trans na confecção de pratos, tudo era permitido. A única preocupação era, o prazer de comer alimentos saborosos.
Porém, principalmente a partir da década de 70, as pesquisas científicas começaram a demonstrar que o consumo exagerado de determinados nutrientes poderia aumentar a incidência de doenças.
Apesar disso, você pode dar o direcionamento para o desenvolvimento de sua imaginação na criação de pratos saudáveis, se usar os ingredientes adequados e de qualidade. O uso de ingredientes como sal, açúcar e gorduras devem ser feitos com muita moderação. Muitas vezes você nem precisa usar esses ingredientes, podendo substituir por outros mais saudáveis e ainda melhorar o sabor.
O prazer proporcionado pela comida é importante para a motivação de consumo de certos alimentos e o grande desafio atual da Gastronomia Saudável é produzir pratos saborosos, fáceis de fazer e que ao mesmo tempo proporcione benefícios a saúde. Além disso, a Gastronomia deve ser individualizada para atender as características orgânicas de cada pessoa.
Muitas pessoas apresentam intolerâncias e até mesmo alergias a determinados alimentos e nutrientes. Dependendo do genoma de cada pessoa e se existe ou não alguma doença associada a Gastronomia será elaborada para atender às restrições alimentares individuais.
O nosso objetivo com o nutrobrasil.com.br é demonstrar como você gradativamente poderá desenvolver uma Gastronomia Saudável com receitas que ao mesmo tempo sejam saborosas e saudáveis.
José Alexandre Portinho