Publicado em: 09.02.2015
Dr. José Alexandre Portinho
Médico Nutrólogo
Você pode ficar surpreendido, mas o que você come afeta a sua capacidade de se mover. Os nutrientes do alimento que você come ajudam seu corpo a construir ossos, músculos, manter o cérebro ativo, equilibrar os batimentos do coração, além de reparar e substituir tecidos.
Por outro lado, a sua dieta também pode influenciar no desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes tipo 2, doenças cardíacas e osteoporose – o que pode comprometer o seu bem-estar e dificultar a sua capacidade de ter uma vida ativa e independente.
Saber diferenciar os alimentos que levam a saúde ou a doença é o principal ponto para melhorar a sua qualidade de vida. Comer os alimentos certos nas quantidades adequadas é tão importante quanto a maneira que você equilibra as calorias que ingere. O excesso de peso ou a carência nutricional, podem dificultar a mobilidade para suas atividades do dia-a-dia.
Não faltam livros de dieta e planos alimentares para ajudar a emagrecer e viver uma vida mais longa e saudável. Entretanto, a escolha de uma alimentação saudável é muito simples. Dê preferencia ao consumo de alimentos em sua maioria de origem vegetal, naturais, orgânicos e pouco processados. Coma maior variedade de frutas, legumes e grãos integrais ao longo da semana, para garantir o equilíbrio de nutrientes importantes. Verifique o tamanho da porção e mantenha o equilíbrio entre a ingesta de calorias e a atividade física. Coma devagar, mastigue bem e dê tempo para o seu organismo te avisar que já está no momento certo de interromper cada refeição.